Notícias

Operação Lesa Pátria: Polícia Federal realiza nova fase com 18 mandados de busca e apreensão


Nesta terça-feira, 16, a Polícia Federal lançou a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, executando 18 mandados de busca e apreensão em diversos estados brasileiros. As ordens judiciais, autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abrangem regiões como Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

A ofensiva da Polícia Federal também inclui a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, com estimativas de danos ao patrimônio público que podem alcançar R$ 40 milhões. A operação tem como foco principal desvendar a rede de financiamento e apoio aos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal em Brasília, causando prejuízos significativos às instalações.

Os envolvidos estão sendo investigados por uma série de crimes graves, incluindo a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição de bem especialmente protegido. Até o momento, mais de 30 pessoas ligadas aos eventos foram condenadas, com penas que variam de 12 a 17 anos de prisão.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo