Notícias

MST manda recado a Lula e seus ministros de governo “Vamos inc3ndiar o agro no Brasil”


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deu início à sua campanha anual “Abril Vermelho” com invasões coordenadas de propriedades rurais em dez estados do Brasil, incluindo Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. As ações, que ocorreram entre domingo e esta segunda-feira (15/4), visam pressionar o governo Lula por melhorias nas políticas de reforma agrária. Agricultores afetados relataram uma intensificação da violência e ameaças durante os ataques, refletindo a estratégia do MST de chamar a atenção para suas demandas.

Conforme informações atualizadas pelo próprio MST nesta segunda-feira (15), uma das ocupações aconteceu no Planalto Central, onde cerca de mil famílias tomaram posse de uma área de 8 mil hectares da inativa usina CBB, em Vila Boa de Goiás. Esta ocupação ocorre em um momento crítico, coincidindo com uma reunião programada para esta manhã entre o presidente Lula e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, onde questões urgentes, como a desapropriação de terras, estão na pauta.

Em resposta à crescente pressão do movimento, o governo anunciou que planeja lançar ainda hoje o programa “Terra da Gente”. Este novo plano tem como objetivo alocar áreas especificamente para reforma agrária, beneficiando pequenos agricultores e integrantes do MST, numa tentativa de mitigar as tensões e atender às exigências de distribuição de terra mais justa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo