Notícias

CNJ afasta Gabriela Hardt, substituta do ex-juiz Sergio Moro, na Lava Jato do TRF-4


O corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, determinou o afastamento da ex-juíza da 13ª vara de Curitiba, Gabriela Hardt, e de três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A decisão ocorre após denúncias de irregularidades processuais, violações ao código da magistratura, prevaricação e desobediência a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Gabriela Hardt foi responsável pela homologação de um acordo que resultou na criação de uma fundação privada financiada com recursos da Operação Lava Jato. A fundação, ironicamente apelidada de “fundação criança esperança” pelo ministro Gilmar Mendes do STF, supostamente incluiria membros da força-tarefa da Lava Jato em sua gestão.

De acordo com informações a jornalista Daniela Lima no Portal G1, o relatório do corregedor, que foi enviado aos membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que Hardt supostamente admitiu ter discutido decisões previamente com integrantes da já extinta força-tarefa, além de cometer violações “ao dever funcional de prudência, de separação dos poderes e ao código de ética da magistratura”.

O CNJ aponta que a ex-juíza autorizou a criação da fundação com fundos da Petrobras baseada “em informações incompletas e informais, fornecidas até mesmo fora dos autos” pelos procuradores de Curitiba. A operação está agora sob investigação e é comparada a um esquema de “cash back”.

Salomão reconheceu os resultados iniciais positivos da Lava Jato, mas destacou que a operação “descambou para a ilegalidade” em algum momento. Além de Hardt, os magistrados Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior (atual juiz titular da 13ª vara) e Loraci Flores de Lima também foram implicados por não cumprir decisões do STF, após solicitação de investigação feita ao CNJ pelo ministro Dias Toffoli, que teve suas próprias ordens desacatadas.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo