Notícias

“ABRIL VERMELHO”: MST faz arrastão por fazendas em todo o Brasil para pressionar o Governo Lula e coloca PRF em alerta máximo


O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) inicial a Jornada Nacional de Lutas com a invasão de várias propriedades rurais, em todo Brasil, entre domingo e esta segunda-feira (15/4), intensificando sua campanha anual conhecida como “abril vermelho”. O objetivo dessas ocupações é pressionar o Governo Lula por avanços na política de reforma agrária.

Este ano, o movimento afirma que as ações são memória do Massacre de Eldorado do Carajás, que em 17 de abril de 1996, resultou na morte de 21 camponeses no Pará. Sob o lema “Ocupar para o Brasil alimentar”, o movimento reivindica mudanças urgentes.

Paralelamente, na região do Planalto Central, cerca de mil famílias do Distrito Federal e áreas adjacentes ocuparam, nas primeiras horas desta segunda, uma vasta área de 8 mil hectares pertencente à falida usina CBB, em Vila Boa de Goiás. Estas ações coincidem com uma reunião agendada para esta manhã entre o presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, onde as demandas do MST, incluindo a desapropriação de terras para reforma agrária, serão discutidas.

Em resposta às pressões, o governo planeja anunciar à tarde o programa “Terra da Gente”. A iniciativa visa disponibilizar uma série de áreas para a reforma agrária, destinadas a apoiar os pequenos agricultores e membros do movimento sem-terra.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo