Meio Ambiente

Queimadas aumentam 410% em fevereiro, segundo Ipam


Fevereiro de 2024 marca um aumento alarmante nos incêndios no Brasil, com 950 mil hectares afetados, um salto de 410% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme os últimos dados do Monitor do Fogo, uma iniciativa do MapBiomas Fogo, sob coordenação do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

A maior parte da devastação, cerca de 79%, ocorreu em vegetação nativa, com a Amazônia e o Cerrado liderando as estatísticas. Estes dois biomas viram 750 mil hectares de terra queimada apenas em fevereiro. Desde o início do ano, o Brasil já perdeu 1,98 milhão de hectares para as chamas, evidenciando um aumento de 319% em relação ao mesmo período do ano passado. Os estados de Roraima, Pará e Amazonas são os mais afetados, representando 85% da destruição total em 2024.

Roraima se destaca com 1 milhão de hectares consumidos pelo fogo, correspondendo a mais da metade do total nacional. “A escalada de incêndios em Roraima tem ligação direta com a seca prolongada, intensificada pelo El Niño”, afirma Felipe Martenexen, do Ipam. Na Amazônia, os números são ainda mais dramáticos: 93% da área queimada no Brasil neste início de ano se concentrou lá, com fevereiro registrando 898 mil hectares afetados – a pior marca para o mês desde o início dos registros pelo Monitor do Fogo em 2019.

 

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo