Polícia

PF desiste de indiciar Bolsonaro e Wajngarten no caso da baleia jubarte


A Polícia Federal em São Sebastião arquivou o inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo, sobre o caso envolvendo uma baleia jubarte. O episódio, ocorrido em junho do ano passado durante um passeio de moto aquática, não resultará em indiciamento. Conforme investigação concluída nesta terça-feira (26), não foram encontradas evidências suficientes de que a dupla tenha violado as normas de proteção à vida marinha.

O Ministério Público Federal recebeu o inquérito e agora decide os próximos passos, que podem incluir o arquivamento ou novas investigações. A controvérsia surgiu após um vídeo nas redes sociais mostrar a moto aquática com motor ligado aproximando-se a 15 metros de uma baleia, contrariando a portaria nº 117 do Ibama, que proíbe a aproximação a menos de 100 metros.

Defesas de Bolsonaro e Wajngarten contestam as acusações, argumentando desconhecimento da ilicitude da ação e criticando o uso desnecessário de recursos do Estado na investigação. Bolsonaro, após depoimento à PF, reiterou não ter perturbado o mamífero marinho, enquanto Wajngarten também negou as alegações, classificando a situação como absurda.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo