MundoSaúde

Relatório do Departamento de Energia dos EUA conclui que pandemia de COVID-19 pode ter surgido de vazamento de laboratório em Wuhan


Segundo o jornal The Wall Street Journal, o Departamento de Energia dos EUA concluiu que a pandemia de covid-19 pode ter surgido de um vazamento de laboratório em Wuhan, na China. Até o momento, o departamento manifestava dúvidas sobre a origem do vírus, mas agora se junta ao FBI na crença de que o vírus se espalhou devido a um acidente em um laboratório chinês. O relatório destaca como algumas agências de inteligência dos EUA chegaram a conclusões diferentes sobre a origem da covid-19, enquanto outras quatro ainda argumentam que o vírus surgiu por uma transmissão natural de um animal para uma pessoa.

O posicionamento do Departamento de Energia é importante, pois eles possuem reconhecimento científico e supervisionam uma rede de laboratórios nos EUA. O vírus circulou pela primeira vez em Wuhan em meados de novembro de 2019, segundo o relatório, e a origem da pandemia tem sido alvo de debate acalorado ao longo dos anos.

As autoridades dos EUA se recusaram a dar mais detalhes sobre as novas informações que levaram o departamento a modificar seu posicionamento, e o relatório reafirmou que a pandemia não foi resultado de um “programa chinês de armas biológicas”. A China, por sua vez, negou que o vírus tenha vazado de um de seus laboratórios e afirma que ele surgiu fora do país. O FBI se recusou a comentar o caso.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo