Após 965 dias o consórcio de veículos de mídia, sistema alternativo criado para a divulgação diária de número de mortes e casos de covid-19 anunciou seu fim, neste sábado,28.
A aliança estava composta pelo O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL e funcionava desde junho de 2020, quando o Ministério da Saúde alterou as métricas de divulgação dos dados diários sobre a pandemia.
Em nota, os integrantes informaram que “os dados dos governos estaduais e federal têm se mostrado confiáveis, e que o fim do consórcio não significa que a pandemia de Covid-19 acabou. A divulgação dos casos e mortes continuará a ser feita por cada órgão de imprensa”.
Antes de encerrar em definitivo esse trabalho, o consórcio de veículos de imprensa divulgou seu último boletim informando que neste sábado, 28, o Brasil registrou mais de 696 mil mortes desde o início da pandemia. O total de casos supera os 36,8 milhões.
A média de mortes está em estabilidade, com aumento de 5%. São, em média, 70 óbitos por dia. Já a média de casos tem queda de 43% na comparação com duas semanas atrás. São quase 11 mil casos por dia.
Em relação à vacinação, 60,41% dos brasileiros com 12 anos ou mais já tomaram pelo menos uma dose de reforço.