MundoPolítica

Presidente da França condecora Cacique Raoni com Legião de Honra em ao Brasil


Nesta terça-feira (26), Emmanuel Macron, o presidente da França, vai prestigiar o cacique Raoni Metuktire, líder indígena da etnia kayapó, com a Ordem Nacional da Legião de Honra. Esta é a distinção máxima da França, reservada a personalidades que se destacam no palco mundial por suas contribuições excepcionais. Instituída por Napoleão Bonaparte em 1802, a honraria agora reconhece a luta incansável de Raoni pela preservação da Amazônia e dos direitos dos povos tradicionais.

Aos 92 anos, Raoni é uma figura de renome internacional, oriundo da aldeia Kraimopry-yaka. Sua jornada o levou a dialogar com figuras globais, incluindo o Papa Francisco e o rei Charles III do Reino Unido, em sua missão por paz e conservação ambiental.

Coincidindo com a outorga, Macron chega hoje em Belém (PA) para sua primeira visita oficial ao Brasil, sendo recepcionado pelo presidente Lula. A viagem de Macron incluirá paradas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Em Belém, os chefes de Estado visitarão projetos de produção de cacau sustentável em meio à floresta. Um encontro com lideranças indígenas também está programado, momento em que o presidente francês formalizará a homenagem ao cacique Raoni.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo