Economia

Banco Central do Brasil é eleito o melhor banco central do mundo


Nesta terça-feira (12), um marco para a economia brasileira foi estabelecido: o Banco Central do Brasil recebeu o prestigiado título de melhor banco central do mundo. A consagração veio através da Central Banking, uma renomada publicação que congrega as principais instituições financeiras globais. O reconhecimento destacou, em particular, a capacidade do Banco Central brasileiro de manter a inflação sob controle, respeitando a meta estabelecida, mesmo diante de desafios econômicos do atual governo.

A revista elogiou a autonomia exemplar do banco central do país, enfatizando como a instituição tem resistido a pressões externas para cumprir seu mandato. “O banco central latino-americano cumpriu o seu mandato de forma exemplar, apesar das pressões externas”, celebrou a Central Banking em seu texto. A melhoria na transparência e nas comunicações do Banco Central também foi ressaltada, juntamente com as estratégias adotadas nas intervenções cambiais e no fortalecimento da estabilidade financeira.

Além disso, a transformação digital empreendida pelo Banco Central do Brasil ganhou destaque internacional. A revista Central Banking apontou a instituição como um “líder mundial em pagamentos instantâneos”, uma referência direta à implementação bem-sucedida do PIX, sistema que revolucionou as transações financeiras no país.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo