O ex-presidente Jair Bolsonaro rebateu as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o governo anterior abandonou os povos indígenas. Através de sua conta no Telegram, Bolsonaro divulgou dados e programas na área da saúde em territórios indígenas durante seu governo.
Na publicação, Bolsonaro compartilhou um post do Ministério da Saúde de dezembro do ano passado: “Assistência à população indígena foi uma das prioridades durante a pandemia de covid-19; conheça as ações” e concluiu, “contra mais uma farsa da esquerda, a verdade”.
No post o Ministério da Saúde descreve: “de 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígenas.”
Em visita aos Yanomamis, nesse sábado, 21, Lula afirmou que o ex-presidente priorizava as motociatas e abandonou os indígenas.
“É desumano o que eu vi aqui. Sinceramente, se o presidente que deixou a Presidência esses dias em vez de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse tão abandonado como está”, afirmou Lula.
Na sexta, o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública sobre a questão sanitária na região.