Notícias

Comissão de Assuntos Sociais aprova indicados a presidente e diretora da ANVISA


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em reunião nesta segunda-feira (19), as indicações de Antonio Barra Torres e Cristiane Rose Jourdan Gomes para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os diretores das agências reguladoras têm mandatos de cinco anos, sendo vedada a recondução.

Antônio Barra Torres foi aprovado, com 14 votos favoráveis e 3 contrários, para exercer o cargo de diretor-presidente. Para compor a diretoria da agência, na vaga de Antônio Torres — que integra a direção da Anvisa — foi aprovada a indicação de Cristiane Rose Jourdan Gomes. Ela recebeu 15 votos a favor e 2 contrários. Os dois nomes ainda precisam ser confirmados no Plenário do Senado.

Antônio Barra Torres é diretor-presidente substituto da Anvisa desde o início deste ano. Com a possível confirmação de seu nome no Plenário, ele vai ocupar o cargo de forma efetiva. Torres nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1964 e iniciou sua carreira militar em 1987. Ele é contra-almirante da Marinha com especialização na área médica e integra a diretoria da Anvisa desde o ano passado.

Torres exaltou a atuação do Brasil na área regulatória ao apontar vários acordos internacionais. Ele registrou que tem mais de 30 anos de experiência na área médica e militar, disse que tem atuado para proteger a saúde do cidadão brasileiro e admitiu preocupação com a redução do número de servidores na Anvisa. Torres ainda agradeceu a Deus, ao presidente Jair Bolsonaro e à família, e prometeu integral dedicação ao cargo.

— Vou trabalhar no acolhimento e na atenção com o semelhante, com verdade e transparência aos olhos dos homens e de Deus — declarou Torres, que teve sua indicação (MSF 51/2020) relatada pelo senador Romário (Podemos-RJ).

A médica Cristiane Rose Jourdan Gomes foi aprovada para a vaga de Antônio Torres no corpo de diretores da Anvisa (MSF 65/2020). Sua indicação foi relatada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Cristiane Gomes tem experiência nas áreas de gestão hospitalar e de regulação do setor de saúde suplementar. Além de médica, ela tem formação em direito e trabalhou na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entre 2002 e 2003. Cristiane agradeceu à família e prometeu muita dedicação e trabalho na diretoria da Anvisa.

— A oportunidade de fazer mais pelo país, em uma área tão central à qualidade de vida da população, é a maior honra que alguém pode ter — registrou.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo