Explosão em Beirute fez pelo menos 30 mortos
O Antagonista acaba de informar que a dupla explosão em Beirute, de origem ainda desconhecida, fez pelo menos 30 mortos e 2.500 feridos.
A informação sobre o provável número de vítimas até o momento foi dada Ministério da Saúde do Líbano, mas pode ser revista para cima. O presidente libanês, Michel Aoun, convocou uma reunião do Conselho Superior da defesa do país.
De acordo com as primeiras informações, a explosão inicial teria ocorrido com um incêndio semelhante ao de fogos de artifício e atingido toneladas de nitrato de amônio, que explodiram num segundo momento. O nitrato de amônio teria sido confiscado em 2014 e estaria guardado desde então num armazém. Trata-se de material extremamente perigoso — o mesmo de uma explosão no Texas, em 2013. “Esses nitratos são usados como fertilizantes e podem ser explosivos. Já ocorreram acidentes envolvendo nitratos”, diz o engenheiro de minas João Carlos Koppe, da UFRGS, ouvido pela Crusoé. De qualquer forma, as informações vindas de Beirute ainda são imprecisas.
4