Se desafie: faça um Intercambio!!
Na semana passada conversamos sobre Maturidade Emocional, a importância do autoconhecimento e como é fundamental sair da nossa zona de conforto. Hoje daremos início a uma série com 3 matérias sobre Intercambio e como ele pode ajudar a atingir essa maturidade emocional e profissional.
Uma das minhas dicas favoritas para quem me pergunta como conquistar o autoconhecimento é: Saia da sua zona de conforto, faça um intercâmbio. Eu sempre admirei pessoas que falam outros idiomas e moram fora. Eu sou apaixonada por novas experiências e o fato de conhecer outras culturas é algo que me encanta. Claro que não precisamos ir tão longe, afinal o Brasil é um país de cultura muito diversificada e cada estado tem suas peculiaridades, mas o quesito “novo idioma” é algo que muito me atrai.
Em 2018 decidi que queria fazer um intercâmbio. Meu objetivo principal era melhorar o inglês e os secundários eram viajar e conhecer uma nova cultura. Em minhas pesquisas encontrei o “aupair” que basicamente é um intercâmbio no qual moramos com uma família local, estudamos o idioma do país e temos como trabalho cuidar das crianças dessa família (babá). Escolhi essa opção por ser a mais barata entre as que eu pesquisei e também e porque gostei da ideia de morar com uma família, assim eu poderia praticar o inglês ainda mais e participar da rotina deles, estando em maior contato com a cultura.
Escolhi fazer o intercâmbio depois que eu formasse na faculdade, porque eu queria viajar com liberdade, sem nada que me prendesse. Conheço muitas pessoas que fizeram antes e durante a faculdade, o que é ótimo, pois pode auxiliar e muito nesse processo de decisão profissional, visto que como falado ali em cima, o intercâmbio ajuda muito na conquista do autoconhecimento.
Viver um intercâmbio é a oportunidade perfeita para ir ao encontro do desconhecido, superar desafios e viver novas experiências. Tudo é mais intenso, a saudade de casa te ajuda a valorizar o que antes não parecia tão importante, as dificuldades te fazem crescer e descobrir habilidades que antes eram desconhecidas e, pra mim, o mais importante: a solidão te faz mais forte e independente. Tudo isso promove autoconhecimento, autoconfiança, autocontrole e outras habilidades super importantes para o sucesso pessoal e profissional.
Antes de embarcar no meu intercâmbio fiz uma lista de objetivos e desejos, o que recomendo fortemente, pois como tudo na vida a organização mental te ajudará a conquistar tudo com mais clareza. Eu morei 1 ano em Maryland – Estados Unidos. Desenvolvi meu inglês, viajei para inúmeros lugares, conheci pessoas inesquecíveis, vivi muitas novas experiências e, durante esse período, compartilhei minhas aventuras pelo instagram. Essa rede social não só me permitiu ajudar várias meninas que também queriam viver o intercâmbio de aupair, como me ajudou a alavancar minha vida profissional como psicóloga.
Se você ficou curioso para saber mais sobre minha experiência e como ela me ajudou na minha vida profissional, não perca as matérias das próximas segundas-feiras. Enquanto isso sinta-se convidado para meu perfil no instagram e meu canal no youtube onde fiz vários vídeos sobre a minha vida de aupair.