Presidente da Caixa é acusado por suposto “assédio sexual” sem nenhum boletim de ocorrência registrado
A Ouvidoria da Caixa, órgão interno da Caixa Econômica Federal que recebe reclamações de funcionários e agências, recebeu vários registros de assédio sexual contra o seu presidente, Pedro Guimarães, segundo informações do site Metrópoles. São acusações de situações que envolvem toques íntimos não autorizados, abordagens e convites inadequados. Porém, não há nenhum boletim de ocorrência contra Guimarães.
De acordo com o Metrópoles, o final do ano passado o Ministério Público recebeu denúncias de funcionárias informando que os assédios aconteciam, principalmente, durante viagens do programa Caixa Mais Brasil, criado por Guimarães para descentralizar a gestão.
No entanto, a Caixa afirma, em nota oficial, desconhecer essas acusações, mesmo com o site informando que é de conhecimento da Ouvidoria. Quando uma reclamação chega à Ouvidoria, a ligação é gravada, dados como matrícula, agência onde trabalha, nome completo dos envolvidos, são informados quando a reclamação é entre funcionários.
Leia a nota da Caixa, na íntegra:
A Caixa não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo. A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. O banco possui um sólido sistema de integridade, ancorado na observância dos diversos protocolos de prevenção, ao Código de Ética e ao de Conduta, que vedam a prática de ‘qualquer tipo de assédio, mediante conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça’.
A Caixa possui, ainda, canal de denúncias, por meio do qual são apuradas quaisquer supostas irregularidades atribuídas à conduta de qualquer empregado, independente da função hierárquica, que garante o anonimato, o sigilo e o correto processamento das denúncias. Ademais, todo empregado do banco participa da ação educacional sobre Ética e Conduta na Caixa, da reunião anual sobre Código de Ética na sua Unidade, bem como deve assinar o Termo de Ciência de Ética, por meio dos canais internos.
A Caixa possui, ainda, a cartilha ‘Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável’, que visa contribuir para a prevenção do assédio de forma ampla, com conteúdo informativo sobre esse tipo de prática, auxiliando na conscientização, reflexão, prevenção e promoção de um ambiente de trabalho saudável.