Moraes determina que Militares supostamente envolvidos em atos de depredação em Brasília serão julgados pelo STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu que militares que supostamente estão envolvidos nos atos de depredação em Brasília, no dia 8 de janeiro, serão julgados pela suprema corte. A decisão alcança militares das Forças Armadas e das Polícias Militares e veio após pedido da Polícia Federal para que o magistrado reconhecesse o STF como corte competente para julgar esse tipo de caso.
Investigações da PF apontam a participação de militares nos atos de vandalismo, incluindo membros do Exército, do Gabinete de Segurança Institucional e do Batalhão da Guarda Presidencial. No início de janeiro, manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Poderes em Brasília, com invasão e quebradeira aos prédios do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto.
A decisão de Moraes é vista como um avanço importante na investigação dos atos e na responsabilização dos envolvidos. O julgamento pelo STF trará maior rigor e transparência ao processo, garantindo a justiça e a punição adequada para quem cometeu esses crimes.