Justiça

Militares avaliam levar Barroso ao Supremo Tribunal Militar (STM)


Militares avaliam intimar judicialmente o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, para esclarecimentos sobre sua fala afirmando que as Forças Armadas “estão sendo orientadas” a atacar e desacreditar as eleições.

De acordo com o jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles, essa forma jurídica ainda está em análise, mas existem dois caminhos possíveis: o próprio Ministério da Defesa acionar Barroso, através da AGU ou a interpelação partir do Ministério Público Militar.

Segundo a publicação, os militares citam, nos bastidores, o artigo 219º do Código Penal Militar, que considera crime o ato de “propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas”.

Até o momento, a única reação pública do Ministério da Defesa sobre as falas de Barroso se resumiu a apenas  uma nota divulgada na qual a pasta diz que que a declaração do ministro do STF foi uma “ofensa grave”. Mas o assunto está repercutindo com força nos bastidores da política.




16 Comentários

    1. Se eles reagiram.mesmo contra os ministros!então eles estão afirmando qui São bolsonaristas mesmo .essa não entendi.e onde esta o Bolsonaro qui foi negligente na pandemia .ameaçou F enrriqui cardoso falou que ia matar uns 30 mil. Na campanha eleitoral pelo o qui sei ninguem estar acima da lei e as forças uma .entidade qui cuida da nação.não pode se envolver com política.

    2. Deixe eu lhe explicar um detalhe básico. Ñ sei seu grau de entendimento jurídico, mas uma coisa é falar mal, não gostar e até desqualificar, outra bem Diferente é, ACUSAR DE ESTÁ RECEBENDO ORDENS. Tem prova? Ok! Então mostre! Se não tem, que seja punido. Simples assim!

      1. Será preciso mostrar que os milicos estão recebendo ordem? Qual foi o crime do ministro mesmo? Liberdade de expressão somente para bozoloides já!!!!
        Ah só para registrar não sou petista (bandido) !!! E nem doente mental (bolzoloide)!!!

  1. Exato! Estão demorando para tomar uma decisão e por ordem na casa dos militares. Onde já se viu no mundo o Clube Militar ficar emitindo opinião partidária e política? Só em uma pátria sem moral. Deveríamos seguir a Alemanha ou EUA e saber deixar o Exército em seu devido lugar, longe da política. Se não ganha nos votos, não há que se pronunciar. A ordem nos levará ao progresso, esse governo nos traz a imoralidade e a desordem.
    A soberania é do povo e há desses integrantes do exército aprenderem que o povo é mais que seu grupelho conservador.

    1. Não fala besteira por acaso o barroso foi eleito com voto popular para sair falando mentiras e onde já se viu um ministro do STF atacar o presidente com ativismo político escancarado de extrema esquerda no exterior. Dá licença, Se orienta !

    2. Exatamente concordo com vc se não ganha no voto não tem que se pronunciar nenhum ministro do supremo ganhou nada no voto tem que ficar em seu devido lugar

  2. Chega de respostas, gostaríamos de ver ações concretas. O STF não liga para palavras. A resposta do Ministro da Defesa foi oportuna, porém não pode ser só isso.

    1. É preciso que o respeito seja recíproco e as responsabilização por ofensas seja repudiada, a ofensa foi direcionada às forças armadas brasileiras, uma instituição que, em última análise é responsável por defender a soberania da nação, e deve ser apurada no âmbito e na esfera dessa instituição.
      Um ministro da suprema corte, que goza de fé pública e respeito da nação, não poderia jamais formular uma acusação genérica e sem mencionar fontes e provas específicas que validem sua acusação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo