Mulher

Maturidade Emocional


Uma das habilidades mais cobiçadas na atualidade é a chamada inteligência emocional. Ela consiste em autoconhecimento profundo. Te permite ter consciência das suas emoções, avaliar os gatilhos que te levam a elas e assim avaliar, controlar e reagir frente às adversidades. Crises emocionais são ruins, mas por outro lado nos permitem conhecer nossos limites e entender o funcionamento dos nossos sentimentos. Quando temos conhecimento da forma com que reagimos a pensamentos e emoções, somos capazes de tomar melhores decisões, o que favorece nosso crescimento pessoal e comportamentos favoráveis.

Utilizamos nossa inteligência cognitiva para reconhecer e compreender as situações e a emocional para responder e controlá-las. A inteligência cognitiva abrange habilidades de raciocínio, linguagem, memória e resolução de problemas. Quanto tempo você dedica por dia para se conhecer? Práticas como meditação, fazer as próprias unhas, se maquiar, fazer uma autoanálise, praticar atividade física e ler são ótimas formas para melhorar o seu autoconhecimento. Todas essas práticas te levam a refletir sobre gostos, preferências, limites, sonhos e sua criatividade, além de conectar mente e corpo.

Para entender melhor sobre a maturidade emocional é necessário que você esteja disposta a vivenciar todos os tipos de sentimentos, pois é através dessas experiências que você aprende a compreendê-los, analisá-los e controlá-los. Todos os sentimentos são naturais dos seres humanos. Imagine se não existisse a tristeza? Como saberíamos o quão bom é estar feliz? Todas as emoções são importantes para nosso amadurecimento, o segredo é assumir o poder, aprender a controlá-las para que elas não nos controlem. 

Outro fato sobre a maturidade emocional é que com o tempo conseguimos entender que o mau comportamento das pessoas diz muito mais sobre elas mesmas do que sobre nós. Muitas vezes pessoas dizem coisas ruins a nosso respeito, nos criticam ou até nos insultam. O que a maioria delas não sabem é que esse comportamento pode ser uma projeção dos próprios medos e frustrações da outra pessoa e não sobre você. Nesse caso o melhor é manter a calma e deixar que o outro se recomponha.

Por fim, uma super dica para que você vá ao encontro de sua inteligência emocional é se permitir sair da sua zona de conforto. Desafios são um prato cheio para trabalhar suas emoções. Invista em momentos a sós, atividades que te levem ao seu limite e experiências diferentes que possam te trazer novas perspectivas.

 

A Kayanne é formada pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e é pós-graduanda em psico-oncologia. Para entrar em contato com ela o e-mail é [email protected] ou através do seu perfil no Instagram.

Kayanne Ramos, 25 anos, psicóloga.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo