Silva e Luna assume presidência da Petrobrás e empresa ganha R$16 bilhões em valor de mercado
O general de exército da reserva Joaquim Silva e Luna tomou posse hoje como presidente da Petrobrás. Em seu discurso, ele agradeceu ao presidente Bolsonaro pela indicação e confiança, além de afirmar que respeitará interesses de consumidores e acionistas.
“Entendo que quem chega deve chegar ouvindo mais e falando menos. Então vou começar pela conclusão, agradecendo. Agradeço ao presidente Bolsonaro que me indicou para o cargo de presidente. Confesso que me sinto honrado pela confiança e impactado pela responsabilidade. Entendo que essa sensação me mantém num ponto de equilíbrio entre a ousadia e a prudência. […] É fazer tudo isso conciliando interesses de consumidores e acionistas, valorizando os petroleiros, buscando reduzir volatilidade, sem desrespeitar a paridade internacional, perseguindo a redução da dívida, investindo em pesquisa e desenvolvimento, e contribuindo para a geração de previsibilidade ao planejamento econômico nacional”, afirmou o presidente da estatal.
O discurso do general Luna sobre alocação de capital, desinvestimentos e política de preços agradou os investidores. Logo após a cerimônia de posse, as ações da empresa dispararam e somente em algumas horas a Petrobrás fechou com expressiva alta de R$ 16,5 bilhões.