Líderes partidários se reúnem com ministros do STF para derrubar o voto auditável
Os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, todos do STF, receberam a visita de líderes de oposição que querem derrubar o voto auditável. O encontro aconteceu na manhã de quarta-feira (30), e em seguida o ministros se encontraram com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, segundo publicação da revista Oeste.
Na reunião estiveram presentes Luciano Bivar (PSL-PE), Baleia Rossi (MDB-SP), Luís Tibé (Avante), Gilberto Kassab (PSD) e Valdemar Costa Neto (PL). ACM Neto (DEM-BA) e Bruno Araújo (PSDB-PE) participaram por telefone. Representando o PP, Magarete Coelho (PI) e pelo Republicanos, o deputado Márcio Marinho (BA)
11 partidos formaram uma frente contra a impressão do comprovante do voto. Toda a articulação foi liderada por Alexandre de Moraes, que substituirá Barroso no comando do TSE, em 2022, que já afirmou não querer mais atritos entre a Corte e o presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro defende a Proposta de Emenda à Constituição que trata do voto auditável. Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, a medida prevê a inclusão de uma impressora nas urnas, com a finalidade de os equipamentos emitirem um documento. Assim, o eleitor pode ter certeza de que votou em determinado candidato. Na sequência, o papel cai em uma urna lacrada.