Miss Universo 2020: brasileira fica em 2º
A brasileira Julia Gama participou neste domingo do Miss Universo 2020 e encantou os jurados, mesmo não levando o título. Desde 2007 o Brasil não alcançava uma posição tão próxima à coroa quando Natália Guimarães também conquistou o vice. A mexicana Andrea Meza levou o título.
Julia chamou a atenção desde o confinamento, que durou 10 dias, e era a mais cotada para alcançar o top5 do disputado concurso. A gaúcha deu um verdadeiro show no desfile com trajes de banho exibindo um corpo perfeito e esbanjando elegância em um modelo da grife norte-americana Ema Savahl. Contam que nos bastidores ela foi considerada a melhor performance em um biquíni.
Já no desfile de gala, a representante brasileira saiu do que normalmente fica entre as cores branca, dourada ou prateada, e desfilou em um lindíssimo vestido trabalhado em pedrarias roxas, no estilo “tomara-que-caia” e com uma grande fenda. O vestido é assinado pela estilista gaúcha Daniela Setogutti e chamou a atenção dos jurados por sair do óbvio. Apenas as representantes dos países Tailândia, Costa Rica e Brasil investiram em cores marcantes.
Na etapa de perguntas temáticas, Julia se mostrou muito bem articulada ao responder sobre a mulher ainda ser considerada sem capacidade por alguns para estar à frente de seu país. Ela respondeu em inglês fluênte e foi uma das competidoras mais seguras ao se comunicar.
“O mundo precisa da contribuição das mulheres”, respondeu Julia que convidou as mulheres a usarem seu poder.
Ela também ousou ao falar sobre um tema pouco abordado nesse tipo de concurso: a saúde mental.
“É um tópico ainda bastante estigmatizado e, por isso, não conseguimos falar abertamente. Mas para todos aqui esta noite, eu peço que lembrem disso. Por favor, vamos normalizar conversas sobre ansiedade e depressão. Vamos nos apoiar e compartilhar empatia”, disse ela.