Qual o melhor exercício?
Treino bom é treino feito! Há uma discussão muito grande hoje em dia, qual o melhor exercício para emagrecer, o melhor exercício para ganhar massa muscular, para perder barriga, para deixar o bumbum durinho… A grande verdade é que a melhor atividade física para tudo isso é a que você pratica.
Muitas pessoas querem achar um denominador comum para o emagrecimento, para definição muscular ou qualquer outro objetivo e esquece da principal: Prazer! Você precisa gostar da atividade física que está realizando, por mais que você diga que não gosta de nenhum tipo de exercício físico, você precisa encontrar entre as inúmeras que tem por ai, um motivo para estar ali e ser o mais constante possível.
É importante saber das diferenças entre umas e outras para que possa fazer a melhor escolha, colocar seu tênis, vestir a sua roupa confortável e começar a se mexer.
Os exercícios aeróbicos são de extrema importância para ajudar no controle hormonal! O ideal é intercalar exercícios de impacto como caminhada ou corrida, com os sem impacto, como pedaladas, natação e hidroginástica. Estes exercícios são exercícios complexos. Recrutam múltiplas articulações e mais de um grupo muscular. Eles melhoram a coordenação e elevam a frequência cardíaca mais rapidamente. Além disso, permitem que uma pessoa faça um treino de corpo inteiro em menos tempo e imite os movimentos da vida real. Um treino HIIT de alto impacto como este também queima mais calorias do que um treino cardiovascular lento e estável. Perfeito, não,é ?
Então, procure fazer os exercícios aeróbicos no mínimo duas a três vezes por semana. Se você for iniciante nesse tipo de treino, perceberá que as mudanças acontecem rapidamente. Normalmente, leva cerca de três a quatro semanas para o corpo de alguém ajustar-se ao treinamento para que os resultados melhorem. Com o tempo, você pode perder peso e ganhar força. Portanto… Comece hoje, qualquer exercício, qualquer hora, qualquer minutinho que você tenha!
Já os exercícios anaeróbicos são o contrário dos aeróbicos, compondo-se de alta intensidade e curta duração. Isso quer dizer que utiliza o oxigênio para a promoção de energia e é gerada através do tecido vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular.
Muitos se questionam sobre a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos. No primeiro há um grande gasto calórico, porém com movimentos mais funcionais, já na segunda opção os exercícios são mais intensos com foco no grupo muscular. O treinamento de força é indicado tanto para pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico, perder peso ou até mesmo para o trabalho de massa muscular, ou seja, a hipertrofia.
Ao final de tudo, temos um tipo de exercício eficaz. Os que te fazem bem, os que melhoram a sua autoestima.
Você precisa começar hoje e vai perceber como vai mudar o seu estilo de vida, o corpo ganha um novo traçado, uma aparência física tonificada e sua vida mais ativa e feliz. Isso tudo sempre aliado a uma alimentação equilibrada.
Demétrius Brito, educador físico especialista em Emagrecimento Feminino CREF: 7616 –DF
Proprietário da Two Box