Notícias

Governo Federal inicia distribuição da vacina da Pfizer


O Ministério da Saúde começou a distribuir 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech nesta segunda-feira (3) aos 26 estados do país e ao Distrito Federal. Na semana passada o ministério recebeu mais de 1 milhão de doses mas os estados e municípios solicitaram mais tempo para organizar sobre o armazenamento em baixíssimas temperaturas, exigência do fabricante do imunizante.

Serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal. As doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas.

Esse imunizante está sendo destinado para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. A comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros.

As condições de armazenamento exigiram uma logística que já foi adquirida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As doses estão armazenadas a uma temperatura de -90 graus Celsius (°C) a -60°C. Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2ºC a 8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que difere dos demais insumos já adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura entre -90 graus Celsius (°C) e -60°C. No transporte para os estados, as doses ficam expostas a temperaturas de até -20°C. Ao chegar nas salas de vacinação, a refrigeração é de 2ºC a 8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias. Por esse motivo, a vacina da Pfizer será restrita somente à capitais para evitar prejuízos e desperdícios.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo