Mundo

Presidente de El Salvador pede a destituição da Suprema Corte no País


A Assembleia Legislativa de El Salvador, na voz da vice-presidente Suecy Callejas, pediu a destituição dos magistrados e seus suplentes da Suprema Corte.

A iniciativa foi aprovada para a votação com 64 votos dos 84 deputados da Assembleia Legislativa, todos do governo. Esta é a primeira ação tomada pela nova Assembleia Legislativa, horas após ter sido constituída.

Os magistrados que a iniciativa pretende destituir são o presidente da Sala Constitucional e da Suprema Corte de Justiça (CSJ), Jose Armando Pineda, e os magistrados Aldo Enrique Cáder, Carlos Sergio Avilés, Carlos Ernesto Sánchez e Marina de Jesús Marenco. Ação também inclui a destituição dos juízes suplentes.

O ministros da Suprema Corte já foram acusado mais de uma vez os juízes de proferirem sentenças arbitrárias ao impedirem ações do presidente de El Salvador, Nayib Bukele,. Os substitutos dos magistrados foram escolhidos, nomeados e escoltados pela polícia.

“Eu teria fuzilado todos, ou algo assim, se fosse um ditador de verdade. Salvar mil vidas em troca de cinco”, comentou Bukele, sobre os cinco juízes da Sala Constitucional.

Aos nossos amigos da comunidade internacional: Queremos trabalhar com você, negociar, viajar, nos conhecer e ajudar onde pudermos. Nossas portas estão mais abertas do que nunca. Mas com todo o respeito: Estamos limpando nossa casa. … e isso não é da sua conta”, escreveu o presidente na madrugada deste domingo (2).




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo