A volta dos YouTubers de direita
O canal conhecido como “YouTubers de Direita”, comandado por Alberto Silva, Fernando Lisboa e Renato Barros, fez um grande sucesso e foram os primeiros youtubers a serem recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente o projeto, idealizado por Alberto no início de 2019, agregou muito valor e deu voz à muitas pessoas. Pioneiro em trazer voz aos conservadores, o canal teve grande audiência, chegando a 21 mil pessoas online durante uma live com o jornalista Oswaldo Eustáquio, quando o profissional denunciou a trilha dos hackers da “Vaza-Jato”.
Essa aliança entre os conservadores chamou a atenção do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Com a ajuda do jornalista Hugo Alves, homem de confiança de Oswaldo Eustáquio, foi articulada a filiação de Alberto Silva à legenda.
Em 2022, Lisboa, Barros e Silva irão disputar uma cadeira na Câmara Federal, por seus respetivos Estados, com o apoio de Jefferson, toda a diretoria nacional da legenda e de Eustáquio, um expoente no partido atualmente. Porém, chamou também a atenção do Supremo Tribunal Federal que erroneamente incluiu os youtubers em inquéritos de atos considerados “anti-democráticos”.
Ao contrário do que dizem muitos boatos, não houve nenhum tipo de desentendimento entre eles, o projeto foi interrompido por particularidades e compromissos de cada canal, além da censura imposta pela plataforma que retirou a monetização do canal Questione-se, suspensão de alguns vídeos e até mesmo a suspensão total, como aconteceu com Oswaldo Eustáquio. Mesmo com todas as dificuldades que a direita normalmente encontra, o propósito se manteve o mesmo: colocar Deus, Pátria e Família como os pilares da política.
Aliados à Roberto Jefferson, os três formam o “Quarteto Fantástico” para assumirem a Câmara Federal em 2022. Oswaldo Eustáquio será candidato a uma cadeira no Senado Federal pelo Paraná, Renato Barros e Fernando Lisboa por São Paulo e Alberto Silva por Minas Gerais. A aposta do presidente do PTB é que todos eles sejam grandes “puxadores de voz” para eleger outros candidatos da legenda e criar, assim, uma bancada verdadeiramente conservadora na Câmara dos Deputados. A maior bancada de direita certamente será em São Paulo, com a candidatura de Jefferson que tem uma expectativa de mais de 1 milhão de votos.
Os YouTubers decidiram retomar o projeto para reforçar o apoio ao presidente Bolsonaro que atualmente sofre sérios ataques da mídia tradicional aliada ao judiciário, para unir a direita e enfatizar sempre os direitos e garantias presentes na Carta Magna brasileira. Esse retorno tem um grande significado para a base do presidente e para as eleições de 2022, não somente esses três influenciadores que trazem voz à população, mas outros nomes vem ganhando destaque como o jornalista Diego Ganoli, o também jornalista Hugo Alves, a influenciadora Bárbara do canal Te Atualizei, Liliane Ventura, entre muitos outros nomes. Essa união só favorece aos eleitores conservadores e dá força criando um grande e unido grupo conservador no Brasil.
O canal já tem uma data para retorno, 30 de abril quando os conservadores farão uma “super live” em celebração o retorno do canal, seguida pela cobertura da mega manifestação pela DEMOCRACIA no dia 01 de maio, conhecida como “Sinal-Verde ao presidente Bolsonaro” para que trabalhadores tenham seus direitos restabelecidos como consta na Constituição Federal.
O canal terá também um programa de segunda à sexta-feira, às 21h, com transmissões pelo YouTube, Facebook e Twitter. A expectativa é grande pois, juntando a audiência de todos eles, alcançam cerca de 80 milhões de pessoas, especialmente Alberto Silva que, atualmente, é o youtuber conservador com mais de 1,25 milhões de seguidores na plataforma. A ideia é fomentar a união da direita.