Eleições

Urna eletrônica é motivo de orgulho para os brasileiros, segundo o ministro Barroso


Em celebração aos 25 anos da urna eletrônica, o Tribunal Regional de São Paulo realizou um webinário que contou com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.

No encontro foram apresentados informações sobre a história da urna, como foi seu desenvolvimento e toda a segurança que a envolve. O presidente do TSE destacou a confiabilidade da urna e sua importância ao processo eleitoral brasileiro.

“Vivemos com a ditadura e o tormento das fraudes eleitorais. E a Justiça Eleitoral sempre buscou elaborar mecanismos e modelos ideais para legitimar o voto. As pessoas têm que compreender que a urna eletrônica veio para acabar com fraudes. A urna tem um sistema auditável do início ao fim. É um equipamento à prova de hackers. O processo eleitoral e a urna eletrônica são coisas que estão dando certo no nosso país, e são um motivo de orgulho para todos”, afirmou Barroso.

“Quanto mais garantia [de segurança na votação], como a urna eletrônica oferece, é cada vez mais difícil fraudar. Já num voto em papel, basta contar errado. As pessoas desconfiam por uma única razão: parece que algo que é tão difícil fraudar concretamente e faz surgir a fraude imaginária. Essa acaba prevalecendo e se expandindo muito mais. E toda a tecnologia envolvida na urna fica para trás e fica valendo a opinião de uma pessoa que quer manifestar sua vontade de que aquilo não fosse seguro”, destacou outro participante do evento, Diogo Rais, fundador do Instituto Liberdade Digital.

Waldir Nuevo Campos, desembargador do TRE-SP destacou a importância da urna eletrônica por ser um dos sustentáculos da democracia e do processo eleitoral brasileiro.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo