Globo tem sua receita líquida reduzida em quase 80% em 2020
A Globo Comunicações e Participações (GCP) divulgou, na sexta-feira (26), seus resultados financeiros referentes ao ano de 2020, que apresenta uma drástica redução de receitas e de lucro.
Segundo os dados divulgados, houve uma perda de 11,1% da receita liquida em relação à 2019. Já o lucro teve uma redução de 78,0% em relação ao mesmo ano.
Mesmo com a assustadora queda, o grupo de comunicação ainda conseguiu manter um saldo positivo com lucro líquido de R$ 167,8 milhões. A empresa colocou a culpa da queda na pandemia do novo coronavírus, gerando assim redução no fluxo de produções e cancelamento de grandes eventos esportivos, além do aumento de despesas financeiras, que dispararam 385% em 2020, e a queda na receita com publicidade.
O Grupo Globo criou um comitê de crise no início da pandemia, composto pelos principais executivos da companhia, que se reuniam e reportavam periodicamente ao conselho de administração. Dentre as principais medidas tomadas estão redução de custos, renegociação de contratos (de materiais, serviços e direitos de transmissão).
O ano de 2020 foi desafiador para o mundo inteiro. Apesar do período turbulento, a Companhia acredita que as ações implementadas criaram valor para todas as partes interessadas da Companhia – funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Apesar de várias incertezas e quedas de receita, a Globo conseguiu reduzir custos e despesas em termos gerais e gerar fluxo de caixa operacional positivo. Por conta de uma ampla biblioteca de conteúdos próprios e de terceiros, e talentos do jornalismo, a Globo adaptou rapidamente sua programação e continua transmitindo conteúdo de alta qualidade para todo o país”, afirmou a empresa.