Notícias

Marco Aurélio é o relator da ação de Bolsonaro contra lockdown


O ministro Marco Aurélio Mello foi escolhido para ser o relator da ação apresentada ao STF na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro para derrubar as novas medidas de restrição decretadas pelos governadores do Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul.

A ação movida por Bolsonaro também pede que ao tribunal o reconhecimento de que o fechamento de serviços não essenciais não pode ser determinado por decretos e sim por lei específica aprovada pelas Assembleias Legislativas.

Caberá ao decano analisar um pedido de liminar para suspender os decretos, que impõem toque de recolher e fechamento de atividades não essenciais nos estados citados.

O presidente também quer garantir que o isolamento social preserve “o mínimo de autonomia econômica das pessoas, possibilitando a subsistência pessoal e familiar”.

Antes de ser escolhido como relator, Marco Aurélio sinalizou que, se ficasse responsável pelo caso, tomaria uma decisão individual sobre o pedido do governo. Nessa decisão, informou que seguirá os entendimentos do STF que concedeu competência aos governos locais para tomar decisões no combate à pandemia.

A ação foi encaminhada a Marco Aurélio porque ele já é o relator de outra ação, do PTB, que também contesta a imposição de lockdown e toque de recolher em todo o país. O partido argumenta que as medidas são arbitrárias e violam o direito de ir e vir.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo