Justiça

“Soltem este homem!”, pedem desembargadores


O desembargador Gamaliel Seme Scaff, do Paraná, postou em seu perfil no Facebook seu posicionamento a respeito da prisão sem condenação do jornalista conservador Oswaldo Eustáquio:

Esse moço não é, nem nunca foi o modelo de jornalista que admiramos e respeitamos. Aqui no Paraná (ele é paranaense), fez publicações desrespeitosas e injustas em relação ao TJPR e nossos juízes.
Porém, isso não faz com que concordemos com o que está acontecendo porque cria-se um precedente perigosíssimo na medida em que hoje é um “Eustáquio” que ninguém gosta, mas amanhã pode ser você.
Portanto, deixamos aqui o nosso repúdio a essa violência de modelo venezuelano-chavista praticada em nossa boa terra.
Isto não é democrático. Isto não é justo. Isto não é humano. Isto não é direito. Lamentável o silêncio da OAB sobre isto.
JUSTIÇA SEM MISERICÓRDIA NÃO É JUSTIÇA!
JUSTIÇA SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL É INCONSTITUCIONAL!
Que o STF aplique a este homem a Lei de Proteção aos Animais já que o está tratando como um, mas faça cessar essa vingança privativa, inadmissível numa sociedade que busca evitar a barbárie.
QUE OSWALDO EUSTÁQUIO RESPONDA POR SEUS EXCESSOS NA FORMA DA LEI. NA FORMA DA LEI.”

Esse moço não é, nem nunca foi o modelo de jornalista que admiramos e respeitamos. Aqui no Paraná (ele é paranaense),…

Publicado por Gamaliel Seme Scaff em Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

 

Scaff, ou Seminho (como consta em seu perfil público), constam várias postagens defendendo pautas conservadoras como anti-aborto, tratamento precoce da COVID-19 e a meritocracia, todas essas são pautas também defendidas pelo jornalista. Outro fato importante é que o desembargador foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça(CNJ) no I Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em 2017, que tinha como foco a promoção e o respeito à diversidade religiosa .

O post mostra que, mesmo discordando da postura profissional de Eustáquio, Scaff entende que a prisão é ilegal e inconstitucional, concordando assim com o Instituto Nacional de Advocacia (Inad) que tem cobrado a soltura do jornalista ao Supremo Tribunal Federal (STF). Colegas de profissão também prestaram apoio ao jornalista perseguido, como o também desembargador Antenor Demeterco que, assim como Scaff, é extremamente respeitado no meio jurídico. Além de Renata Estorilho Baganha, que além de ter um notório conhecimento jurídico também é muito respeitada no meio.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo