“Soltem este homem!”, pedem desembargadores
O desembargador Gamaliel Seme Scaff, do Paraná, postou em seu perfil no Facebook seu posicionamento a respeito da prisão sem condenação do jornalista conservador Oswaldo Eustáquio:
Esse moço não é, nem nunca foi o modelo de jornalista que admiramos e respeitamos. Aqui no Paraná (ele é paranaense),…
Publicado por Gamaliel Seme Scaff em Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Scaff, ou Seminho (como consta em seu perfil público), constam várias postagens defendendo pautas conservadoras como anti-aborto, tratamento precoce da COVID-19 e a meritocracia, todas essas são pautas também defendidas pelo jornalista. Outro fato importante é que o desembargador foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça(CNJ) no I Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em 2017, que tinha como foco a promoção e o respeito à diversidade religiosa .
O post mostra que, mesmo discordando da postura profissional de Eustáquio, Scaff entende que a prisão é ilegal e inconstitucional, concordando assim com o Instituto Nacional de Advocacia (Inad) que tem cobrado a soltura do jornalista ao Supremo Tribunal Federal (STF). Colegas de profissão também prestaram apoio ao jornalista perseguido, como o também desembargador Antenor Demeterco que, assim como Scaff, é extremamente respeitado no meio jurídico. Além de Renata Estorilho Baganha, que além de ter um notório conhecimento jurídico também é muito respeitada no meio.