Nem Michelle, nem Tarcísio, único a vencer Lula em 2026 é Bolsonaro
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas indica que, entre os possíveis nomes da direita e centro-direita, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o único que supera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela presidência em 2026. Mesmo inelegível, Bolsonaro lidera com 37,6% das intenções de voto, contra 33,6% de Lula, configurando um empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Nos cenários em que Bolsonaro é substituído por outros nomes, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Michelle Bolsonaro (PL), Lula aparece à frente. Contra Tarcísio, o presidente lidera com 34,2% a 24,1%, e diante de Michelle, a vantagem é de 34,2% contra 27,5%. Outros potenciais candidatos, como Romeu Zema (Novo) e Ratinho Junior (PSD), também ficam bem atrás de Lula.
A pesquisa foi realizada entre 21 e 25 de novembro, antes da divulgação do relatório da Polícia Federal que aponta Bolsonaro como líder de uma suposta trama golpista. Apesar das controvérsias envolvendo seu nome, os números reforçam que Bolsonaro mantém a maior força eleitoral entre os nomes da oposição, sendo o único que poderia derrotar Lula em 2026.