Israel e Emirados Árabes chegam a acordo sobre relações bilaterais
Israel e os Emirados Árabes Unidos anunciaram ter chegado a um acordo para estabelecer relações diplomáticas, um movimento considerado importante para a paz na região. É a primeira vez que o governo israelense formaliza um relacionamento bilateral com um país do Golfo Pérsico.
A confirmação do acordo foi anunciada pelo xeique Mohammed Bin Zayed, príncipe dos Emirados Árabes, após uma reunião por telefone entre ele e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
O acordo prevê que Israel suspenda planos de anexação de partes do território da Cisjordânia. A Embaixada dos Emirados Árabes nos EUA declarou, pelo Twitter, que o sucesso das conversas com os israelenses aponta para a manutenção de uma solução com dois Estados para a questão da Palestina.
Autoridades dos Emirados declararam que a anexação terminaria com qualquer chance de paz na região e advertiram a Palestina sobre a necessidade de se manter canais de comunicação e negociação abertos. Também fizeram um apelo para que israelenses e palestinos retomem o diálogo.
Pelo Twitter, Trump comemorou o “enorme avanço” com o “histórico acordo de paz entre nossos dois grandes amigos, Israel e Emirados Árabes”, informa o R7.