GSI não identifica ameaças a Lula no 7 de Setembro, mas reforça segurança em Brasília
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que não detectou movimentações de protestos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o desfile de 7 de Setembro em Brasília. No entanto, o órgão decidiu reforçar os protocolos de segurança, empregando 600 integrantes do GSI, 2.000 militares e 2.500 policiais militares para garantir a segurança do evento.
No ano passado, o GSI havia mapeado possíveis manifestações que não se concretizaram. Em 2024, a oposição ao governo optou por realizar sua principal manifestação em São Paulo, na Avenida Paulista, com foco no pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. O protesto, que será liderado pelo pastor Silas Malafaia e contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrerá à tarde.
Em Brasília, Moraes foi convidado pelo governo e deve assistir ao desfile no mesmo palanque que Lula e outras autoridades, o que reforça seu respaldo institucional em meio às movimentações da oposição. Congressistas planejam formalizar um pedido de urgência para o impeachment do ministro na próxima segunda-feira (9).
O desfile na capital federal terá um percurso de 3,5 km, partindo da Alameda das Bandeiras, próxima ao Congresso Nacional, e seguindo até o último prédio de ministérios na Esplanada.