Notícias

Robert F. Kennedy Jr. retira candidatura e declara apoio a Trump


Nesta sexta-feira (23), Robert F. Kennedy Jr., candidato independente à presidência dos Estados Unidos, fez duras críticas ao Partido Democrata e à censura da mídia, após uma declaração judicial sugerir seu apoio ao ex-presidente Donald Trump. Durante um evento em Phoenix, Kennedy acusou o Partido Democrata de “empreender uma guerra legal contínua contra o presidente Trump e contra mim” e classificou as primárias como uma “farsa”. “Em um sistema honesto, acredito que eu teria vencido a eleição”, afirmou.

No mesmo dia, a campanha de Kennedy solicitou à Justiça da Pensilvânia que seu nome fosse retirado da lista de candidatos no estado, um movimento que ocorreu poucas horas antes de um evento de campanha de Trump em Glendale, Arizona. A campanha de Trump havia anunciado a presença de um “convidado especial”, alimentando especulações de que Kennedy poderia endossar o ex-presidente republicano para 2024.

Caso Kennedy confirme seu apoio a Trump, isso marcaria o fim de sua candidatura presidencial. Kennedy, um ativista ambiental e crítico das vacinas, que iniciou sua campanha pela nomeação democrata em abril do ano passado, mudou para uma candidatura independente em outubro. Apesar de sua histórica ligação com o Partido Democrata e de invocar frequentemente a memória de seu pai, Senador Robert F. Kennedy, e de seu tio, o ex-presidente John F. Kennedy, ambos assassinados na década de 1960, Kennedy desenvolveu nos últimos anos uma relação com líderes da extrema-direita.

A campanha do presidente Joe Biden e o Comitê Nacional Democrata (DNC) atacaram Kennedy durante meses, acusando-o de ser um potencial spoiler que poderia ajudar Trump a vencer a eleição. O DNC impediu Kennedy de garantir sua candidatura em todos os 50 estados.

A relação entre Kennedy e Trump começou a se aquecer no início deste ano, especialmente após uma tentativa de assassinato contra Trump e um encontro pessoal no dia seguinte. Nicole Shanahan, companheira de chapa de Kennedy, sugeriu recentemente em um podcast que a campanha estava considerando “unir forças” com Trump para evitar uma vitória de Kamala Harris em 2024.

Trump, por sua vez, expressou que ficaria honrado com o apoio de Kennedy. “Ele realmente tem o coração no lugar certo”, disse Trump em entrevista à Fox News. O senador JD Vance, companheiro de chapa de Trump, também demonstrou interesse em ter Kennedy apoiando o ex-presidente. A saída de Kennedy da corrida presidencial acontece em meio a dificuldades em sua campanha, incluindo uma queda nas pesquisas e problemas financeiros.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo