Bolsonaro saúda Biden e defende aliança Brasil-EUA
O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira, 15, a vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos, realizada em novembro deste ano.
“Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos livres e o lar dos corajosos’”, escreveu o presidente.
Antes, em entrevista por telefone ao jornalista José Luiz Datena, da TV Band, Bolsonaro já havia dito que pediu ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que enviasse uma manifestação oficial do governo brasileiro reconhecendo a vitória de Biden.
“Já que os delegados reconheceram que ele [Biden] foi eleito, não vou mais discutir se houve ou não uma eleição tranquila lá. Não me cabe falar mais nada. Esperei o reconhecimento [do Colégio Eleitoral] e nós aqui já fizemos um comunicado agora há pouco ao presidente Joe Biden”, anunciou o presidente.
O comunicado oficial consta no site do Itamaraty e é semelhante aos tuítes publicados por Bolsonaro. Nele, o governo brasileiro também se diz pronto para trabalhar com Biden e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA “na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo”, informa a Oeste.
– Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 15, 2020