Mundo

URGENTE: William Barr anuncia saída do Departamento de Justiça


O procurador-geral William Barr entregou na segunda-feira (14) uma carta de renúncia onde afirma que ficará no cargo somente até 23 de dezembro. A informação foi confirmada pelo presidente Donald Trump em seu Twitter.

“Tive uma reunião muito agradável com o procurador-geral Bill Barr na Casa Branca. Nosso relacionamento tem sido muito bom, ele tem feito um excelente trabalho! De acordo com a carta, Bill partirá pouco antes do Natal para passar as férias com sua família. O procurador-geral adjunto Jeff Rosen, uma pessoa notável, será o procurador-geral interino. O altamente respeitado Richard Donoghue assumirá as funções de procurador-geral adjunto. Obrigado a todos!”

No lugar de Barr, fica o procurador-geral adjunto Jeff Rosen, segundo o portal Direto da América.

A carta de Barr é quase toda dedicada a exaltar a administração Trump e suas conquistas, bem como sua participação (de Barr) em várias delas.

Leia abaixo a íntegra da carta de William Barr.

“Caro senhor presidente, agradeço a oportunidade de atualizá-lo esta tarde sobre a análise do Departamento sobre as alegações de fraude eleitoral nas eleições de 2020 e como essas alegações continuarão a ser investigadas. Em uma época em que o país está profundamente dividido, é responsabilidade de todos os níveis de governo e de todas as agências que atuam dentro de sua esfera de ação fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a integridade das eleições e promover a confiança pública em seu resultado. Estou muito honrado por você ter me chamado para servir mais uma vez à sua administração e ao povo americano como procurador-geral. Tenho orgulho de ter desempenhado um papel nos muitos sucessos e realizações sem precedentes que você proporcionou ao povo americano. Seu recorde é tanto mais histórico porque você o conquistou em face de uma resistência implacável. Seu discurso da vitória de 2016, no qual você alcançou seus oponentes e pediu um trabalho conjunto em benefício do povo americano, foi imediatamente recebido por um ataque partidário contra você no qual nenhuma tática, não importa quão abusiva e enganosa, estava fora dos limites. O ponto mais baixo dessa campanha foi o esforço para paralisar, se não derrubar, seu governo com acusações frenéticas e infundadas de conluio com a Rússia. Poucos poderiam ter resistido a esses ataques, muito menos seguir em frente com um programa positivo para o país. Você construiu a economia mais forte e resiliente da história americana, que trouxe um progresso sem precedentes para aqueles que antes estavam de fora. Você restaurou a força militar americana. Ao negociar acordos de paz históricos no Oriente Médio, você alcançou o que parecia impossível. Você restringiu a imigração ilegal e aumentou a segurança das fronteiras de nossa nação. Você promoveu o Estado de Direito ao nomear um número recorde de juízes comprometidos com os princípios constitucionais. Com a Operação Warp Speed, você administrou uma vacina contra o coronavírus em um cronograma que ninguém imaginava – um feito que sem dúvida salvará milhões de vidas. Durante sua administração, o Departamento de Justiça trabalhou incansavelmente para proteger o público de crimes violentos; trabalhou em estreita colaboração com líderes no México para combater os cartéis de drogas; reprimiu a exploração da China de nossa economia e trabalhadores; defendeu a concorrência no mercado, especialmente no setor de tecnologia; e apoiou os homens e mulheres responsáveis pela aplicação da lei que, abnegada e muitas vezes ingrata, arriscam suas vidas para manter nossas comunidades seguras. Conforme discutido, passarei a próxima semana encerrando alguns assuntos importantes para o governo e partirei no dia 23 de dezembro. Desejo a você, Melania, e à sua família um Feliz Natal e Boas Festas. Deus abençoe.”




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo