Tecnologia

Como descartar lixo eletrônico? Veja dicas para fazer de forma correta


O Brasil é líder na produção de lixo eletrônico na América Latina, gerando 1,5 milhão de toneladas ao ano desse tipo de resíduo, segundo o estudo Global e-Waste Monitor de 2017, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o levantamento, apenas 2% do total acaba reciclado. Esse descarte incorreto é algo grave, já que produtos do tipo contam com materiais tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde, além de extremamente agressivos ao meio-ambiente. O TechTudo  junto ao especialista do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), Raul Colcher,  trouxe cinco dicas para jogar seu lixo eletrônico fora de maneira certa.

1. Entenda porque é importante

A respeito da importância do descarte correto, Colcher lembra que produtos eletrônicos usam uma série de materiais e elementos que são tóxicos. Portanto, não devem ser jogados fora de forma irresponsável na natureza, já que têm a capacidade de contaminar o solo e lençóis freáticos, comprometendo inclusive a qualidade da água em regiões próximas.

Itens como baterias, pilhas e diversos componentes eletrônicos são confeccionados com o uso de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio. Uma vez expostos às ações do clima, por exemplo, podem acabar sendo liberados no ambiente e causando danos graves.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo