Petrobras reativa operações da fábrica de fertilizantes Ansa, no Paraná
A Petrobras aprovou, em reunião, a reativação das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), sua subsidiária integral localizada no Paraná. A planta estava hibernada desde 2020.
Os procedimentos para reiniciar as atividades serão iniciados imediatamente. A decisão também autoriza a Ansa a firmar acordo e recontratar antigos empregados, condicionado à homologação pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A expectativa é que a operação seja retomada no segundo semestre de 2025.
O retorno das operações da Ansa está alinhado com a revisão das diretrizes estratégicas da Petrobras, que reintegrou o investimento na produção de fertilizantes ao seu portfólio no Plano Estratégico 2024-2028. Localizada próxima à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a Ansa tem capacidade para produzir anualmente 720 mil toneladas de ureia, 475 mil toneladas de amônia e 450 mil m³ do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32).
A fábrica estava hibernada desde 2020. A Petrobras havia aprovado a hibernação da Ansa em janeiro de 2020, resultando na demissão de 396 empregados. Segundo a empresa, a unidade vinha registrando prejuízos constantes desde sua aquisição em 2013, acumulando perdas de aproximadamente R$ 250 milhões entre janeiro e setembro de 2019, com projeções negativas que poderiam ultrapassar R$ 400 milhões em 2020.
Os acordos trabalhistas, bem como as licitações e contratações necessárias, dependerão de nova deliberação da Diretoria Executiva assim que os procedimentos forem definidos. A reativação da Ansa representa um passo significativo na estratégia da Petrobras de fortalecer sua atuação no mercado de fertilizantes, essencial para o agronegócio brasileiro.