Desaprovação de Janja Lula da Silva chega a 51% após ações no Rio Grande do Sul, revela pesquisa
A primeira-dama Janja Lula da Silva, de 57 anos, liderou as ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Sul após as fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado. No entanto, uma pesquisa do PoderData, realizada de 25 a 27 de maio de 2024, revelou que a maioria dos eleitores brasileiros desaprova suas ações.
Segundo o levantamento, 51% dos eleitores desaprovam as ações de Janja no Rio Grande do Sul, enquanto apenas 28% aprovam. Outros 21% não souberam responder.
Desde o início da tragédia, Janja visitou o estado quatro vezes, influenciando e realizando várias ações, como o resgate do cavalo Valente Caramelo, a visita acompanhada de ministros em que os chefes de ministérios ficaram em segundo plano, e a participação no envio de 20 toneladas de ração para os animais afetados.
A pesquisa do PoderData, pertencente ao grupo Poder360 Jornalismo, utilizou recursos próprios e foi conduzida por meio de chamadas para telefones celulares e fixos, abrangendo 2.500 entrevistas distribuídas em 211 municípios das 27 unidades federativas do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.