Guedes cobra Maia e diz que centro-esquerda controla pauta da Câmara
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a pauta da Câmara dos Deputados é controlada por uma aliança de centro-esquerda e cobrou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a colocar projetos do governo em votação.
As declarações foram dadas nesta sexta-feira, 11, em uma reunião da comissão mista do Congresso que discute ações contra a pandemia.
“Quem controla a pauta é uma aliança de centro-esquerda e quem ganhou a eleição de 2018 e 2020 foi uma aliança política de centro-direita”, disse o ministro. “Há uma disfuncionalidade”.
Na quarta-feira, 9, Maia ironizou a equipe econômica e reclamou que o governo tem dificuldade em articular a votação de pautas prioritárias para a agenda econômica.
O presidente da Câmara chegou a dizer que levaria um “bolo” para comemorar um ano de tramitação da PEC emergencial, proposta que prevê gatilhos automáticos de cortes de despesas em caso de descumprimento do teto de gastos.
“Está me cobrando, dizendo que vai fazer um bolo de aniversário, que tem um ano que eu estou para mandar a PEC federativa”, afirmou Guedes. “Eu inverto. A PEC federativa está há um ano no Congresso. Eu pergunto porque ele ainda não aprovou a PEC do pacto federativo. O bolo de aniversário tem que ser entregue na casa dele, porque tem um ano que ela está no Congresso”.
Paulo Guedes disse ainda que as privatizações estão paradas devido à aliança de centro-esquerda que controla a pauta de votações da Câmara, segundo publicação da Oeste.