Política

Eliziane Gama lidera comitiva de parlamentares de esquerda aos EUA para rebater acusações de Elon Musk contra Moraes


Na próxima semana, uma comitiva de parlamentares brasileiros, liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), viajará aos Estados Unidos para discutir aspectos democráticos com figuras americanas que participaram da investigação do ataque ao Capitólio em 2021. A viagem é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, ocorrendo entre 29 de abril e 2 de maio.

Durante a missão, os temas abordados vão além da diplomacia tradicional, incluindo o ‘impacto das redes sociais na democracia’, destacado pela senadora em relação ao embate entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes do STF. “Quando falamos do caso do Elon Musk, estamos tratando de democracia, respeito ao processo democrático, inclusive interno ao país. Temos um inquérito muito grande que já condenou várias pessoas e outros tramitando, e todos eles têm de alguma forma relação com fake news, com uma tentativa de banalização das redes sociais”, declarou Gama.

A delegação é composta também pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e pelos deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG), e Jandira Feghali (PC do B-RJ). Eles planejam encontrar-se com o deputado Jamie Raskin (Maryland), membro democrata do Comitê de Inquérito da invasão do Capitólio.

Além de Raskin, estão previstos encontros com outros líderes democratas como Bernie Sanders (Vermont) e Alexandria Ocasio-Cortez (Nova York), visando discutir a defesa da democracia e o combate às fake news. A senadora Gama, que relatou a CPMI sobre a invasão aos Três Poderes em Brasília, destacou o avanço do Brasil nas investigações e na responsabilização dos envolvidos, mencionando a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, contrastando com a situação nos EUA.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo