Demissão de ministro movimenta a Câmara
A confirmação da dispensa de Marcelo Álvaro Antônio do Ministério do Turismo impactará na composição da Câmara dos Deputados ao decorrer dos próximos dias. Isso porque ele foi eleito parlamentar no pleito de 2018 e deve se preparar para assumir posto no Congresso Nacional.
Nomeado ministro desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro à frente do Palácio do Planalto, em janeiro de 2018, Álvaro Antônio foi o deputado federal mais votado por Minas Gerais há dois anos. Recebeu mais de 230 mil votos. Na ocasião, ele se candidatou pelo PSL, partido em que é o atual presidente do diretório estadual.
Com a ida do ex-ministro para a Câmara dos Deputados, Enéias Reis voltará para a suplência. Filiado ao mesmo PSL de Minas Gerais, ele recebeu 28 mil votos na disputa de 2018. Somente neste ano, Reis foi autor de 28 propostas legislativas, marcou presença em 299 votações em plenário e realizou um discurso.
Futuro aliado de Rodrigo Maia?
Marcelo Álvaro Antônio voltará à Câmara dos Deputados no momento em que a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa é articulada. Segundo informações da CNN Brasil, o grupo político de Maia conta com apoio de seis partidos, sendo o PSL do ex-ministro do Turismo um deles. A ideia é que as legendas definam um único nome para concorrer contra Arthur Lira (PP-PL).