CoronaVac: Belo Horizonte fecha acordo com o Butantan
Belo Horizonte se junta a Curitiba na lista de cidades com acordo firmado com o Instituto Butantan para aquisição de doses da CoronaVac. A prefeitura da capital mineira anunciou nesta quarta-feira, 9, o acerto para compra do projeto de vacina contra a covid-19 desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.
O prefeito, Alexandre Kalil, não revelou, no entanto, quantas doses serão repassadas ao município que conta com mais de 2,5 milhões de habitantes. Sem informar tal dado, a prefeitura condicionou a vacinação local a partir da devida aprovação — o que no Brasil é premissa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a revista Oeste, a prefeitura da capital mineira expõe o desejo de fazer parte do futuro plano nacional de imunização contra o novo coronavírus, a ser liderado pelo Ministério da Saúde. O Executivo belo-horizontino destaca, ainda, que está no aguardo “independentemente de qual vacina seja aprovada.”
Além da CoronaVac
Ainda sem definição de quais imunizantes farão parte do projeto nacional de combate à covid-19, a prefeitura de Belo Horizonte sinaliza manter negociações abertas para contar com doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer — responsável pela tecnologia do imunizante que começou a ser aplicado nesta semana no Reino Unido.
Para poder contar com a vacina da Pfizer, a prefeitura belo-horizontina informou contar com super-freezers para armazenar doses do imunizante. Inicialmente, foi divulgado que o material precisa ser mantido em 70 graus Celsius negativos.