Consórcio C2 vence leilão para gerir projeto do trem intercidades entre São Paulo e Campinas
Em uma disputa singular na B3, bolsa de valores de São Paulo, o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos se destacou como único proponente e conquistou a gestão do ambicioso projeto do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), prometendo revolucionar a conexão entre São Paulo e Campinas. Este projeto, abrangendo 101 quilômetros, promete não apenas operar, manter e modernizar o transporte sobre trilhos, mas também expandi-lo com a implementação do Trem Intermetropolitano (TIM) e aprimoramentos na Linha 7-Rubi.
Sob o olhar atento do deputado Dirceu Dalben (Cidadania) e a liderança da Frente Parlamentar da Malha Ferroviária Paulista, o projeto visa servir eficientemente a metrópole de Campinas, encurtando a viagem entre as cidades para apenas uma hora e quatro minutos ao custo de R$ 64 por trajeto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, celebra este avanço, antevendo o impacto significativo na mobilidade urbana, beneficiando direta e indiretamente uma vasta região que inclui Valinhos, Vinhedo, Sumaré e Paulínia.
O consórcio, sob a liderança da Guide Investimentos e do Grupo Comporte Participações, foi meticulosamente selecionado para este projeto de R$ 14,2 bilhões, com uma concessão de 30 anos, marcando o início de uma nova era em transporte ferroviário no país. Este projeto, que se destaca por sua velocidade média de 95 km/h, promete ser o trem mais rápido do Brasil, superando até mesmo padrões internacionais como o trem entre Londres e Birmingham.
Com o leilão agora concluído, o foco se volta para as próximas etapas jurídicas e documentais necessárias para dar vida a este projeto inovador, com previsão de conclusão até 2030. Este marco não apenas eleva os padrões de infraestrutura de transporte do país mas também reafirma o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.