“Linha Vermelha”: Netanyahu alerta que Lula ultrapassou limites ao comparar ações de Israel com hol0caust0
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, repudiou as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em comentários feitos neste domingo, 18, acusou Israel de genocídio e fez uma comparação esdrúxula da ação militar israelense em Gaza com o regime nazista de Adolf Hitler.
Netanyahu, por meio de um comunicado no Twitter/X, condenou as palavras de Lula, classificando-as como “vergonhosas e graves”. O líder israelense enfatizou a gravidade de comparar Israel ao Holocausto nazista, considerando tal analogia um ultraje. “Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa, respeitando o direito internacional”, afirmou Netanyahu.
Além disso, Netanyahu anunciou que, em resposta às declarações de Lula, o embaixador brasileiro em Israel será convocado para uma reprimenda severa, decisão tomada em conjunto com o chanceler Israel Katz.
As declarações controversas de Lula, que reiterou o termo “genocídio” para descrever as ações israelenses na Faixa de Gaza, adicionaram tensão às já complexas relações internacionais, especialmente no que tange ao conflito israelense-palestino. O presidente brasileiro ampliou sua crítica, traçando um paralelo histórico com as atrocidades cometidas por Hitler contra os judeus, gerando um intenso debate sobre a retórica empregada na diplomacia e suas implicações.
הדברים של נשיא ברזיל מבישים וחמורים. מדובר בזילות השואה ובניסיון לפגוע בעם היהודי ובזכותה של ישראל להגן עצמה.
ההשוואה בין ישראל לשואת הנאצים ולהיטלר היא חציית קו אדום. ישראל נלחמת למען הגנתה והבטחת עתידה עד לניצחון המוחלט והיא עושה זאת תוך שמירה על הדין הבינלאומי.
החלטתי עם…
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) February 18, 2024