O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não comparecer a um evento da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) programado para esta sexta-feira (16) em Adis Abeba, Etiópia. O encontro, denominado “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28”, contaria com a presença de vários líderes africanos.
A desistência de Lula aconteceu após o cancelamento da participação dos demais chefes de Estado e Governo que também estavam previstos para o evento. A mudança de planos ocorreu em função de uma reunião de emergência convocada pelo presidente angolano, João Lourenço, destinada a discutir a tensão entre Uganda e a República Democrática do Congo, com o objetivo de abordar a crise na região.
Lourenço, atuando como mediador da situação, não incluiu Lula na lista de participantes do encontro emergencial. A ausência coletiva dos líderes internacionais levou ao cancelamento da participação do presidente brasileiro no evento da FAO, alterando significativamente a agenda prevista para sua viagem à Etiópia.