Depoimento de Bolsonaro à PF sobre incidente com baleia é adiado após convocação de ato em São Sebastião
A Polícia Federal reagendou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, inicialmente marcado para a próxima terça-feira (7), para o dia 27 de fevereiro, mudando o local para São Paulo. A investigação foca na suposta perturbação de uma baleia jubarte durante um passeio de jet-ski em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.
A decisão de adiar e mudar o local da oitiva foi tomada logo após Bolsonaro mobilizar seus apoiadores para um ato previsto para acontecer após seu depoimento em São Sebastião. O ex-presidente utilizou suas redes sociais para reiterar o convite aos seus seguidores para o evento planejado para o dia 7 de fevereiro.
Apesar das alterações no agendamento e local do depoimento, Bolsonaro manifestou intenção de marcar presença no ato que ainda ocorrerá em São Sebastião na próxima quarta-feira.
O inquérito foi aberto após a circulação de um vídeo em que um indivíduo, supostamente Bolsonaro, é visto aproximando-se de uma baleia-jubarte com um jet-ski. O episódio aconteceu em junho de 2023, durante o feriado de Corpus Christi, período em que o ex-presidente esteve com o vereador Wagner Teixeira, que recebeu uma multa do Ibama por violar normas de observação de cetáceos.