Na noite desta sexta-feira (4/12), morreu o PM Derinalto Cardoso dos Santos, de 34 anos, que tentou impedir um assalto a uma loja da Casa & Vídeo no Centro de Mesquita, na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro).
O militar foi atingido com um tiro na cabeça e chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Em estado gravíssimo, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. Cardoso, que era lotado no 20° BPM (Mesquita), deixou uma esposa e seus dois filhos. Ainda não há informações sobre a data e local de seu enterro.
Segundo amigos de farda, Derinalto era ativo nas redes sociais e costumava mandar vídeos motivacionais para seus colegas militares, incentivando a arriscarem suas vidas para proteger os cidadãos.
Segundo o portal O São Gonçalo, um dos criminosos, um a arma em punho, provavelmente uma pistola, percebe a chegada dos PMs e se esconde atrás de uma prateleira, sem os agentes de segurança perceberem. O criminoso, então, consegue se movimentar e atingir o PM com um tiro à queima roupa na cabeça, fugindo em disparada pela entrada principal do estabelecimento.