Haddad anuncia reoneração do diesel a partir de Janeiro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a reoneração do diesel entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2024, durante uma reunião com a participação do ministro da Indústria e Comércio e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Apesar da reoneração, Haddad assegurou que não haverá aumento nos preços do diesel, graças à recente diminuição no custo do combustível anunciada pela Petrobras.
Haddad explicou que o impacto da reoneração será de pouco mais de 30 centavos por litro, o que é efetivamente compensado pela redução de preço promovida pela Petrobras. “Essa reoneração vai ser feita, mas o impacto da reoneração é de pouco mais de R$ 0,30 e o impacto da redução do preço já anunciado pela Petrobras no mês de dezembro é de mais de 50%”, afirmou o ministro. Ele destacou que, comparando os preços do diesel em 1º de janeiro de 2024 com os de 1º de dezembro de 2023, haverá uma queda, mesmo considerando a reoneração.
Haddad ressaltou que o preço praticado pela Petrobras em 1º de janeiro, mesmo após a reoneração, será inferior ao valor cobrado em 1º de dezembro de 2023, antes dos impostos. “A Petrobras anunciou hoje o segundo corte no mês de dezembro, que mais do que compensa a reoneração a partir de 1º de janeiro. Não há nenhuma razão para ter impacto”, concluiu o ministro.