Exército Brasileiro reforça presença em Roraima com blindados em resposta às ameaças da Venezuela à Guiana
O Exército Brasileiro está reforçando sua presença em Boa Vista, Roraima, com o envio de 16 blindados Guaicuru, em resposta às ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de invadir a Guiana para anexar a região de Essequibo, uma área rica em petróleo. Estes blindados, usados para o transporte de militares, fazem parte do equipamento do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, recém-criado na cidade.
O Ministério da Defesa esclareceu que a transferência dos blindados já estava prevista no Plano Estratégico do Exército e tem como objetivo complementar o arsenal do regimento em Boa Vista. “Ocorre movimentação de blindados do Exército para completar a dotação de material do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Boa Vista (RR), e recém-criado em substituição ao 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado”, informou o ministério.
Adicionalmente, o Exército ampliou o efetivo no pelotão de fronteira da região, passando de 70 para 130 militares. Essa ação faz parte do treinamento avançado da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, com foco em manter a prontidão operacional das tropas.
Os blindados permanecerão estacionados em Boa Vista, mas estarão prontos para serem mobilizados para Pacaraima, na fronteira com a Venezuela e a Guiana, se necessário.
A situação na região se agravou após a Venezuela realizar um referendo no último domingo, 3, sobre a anexação de parte do território da Guiana, onde 95% dos eleitores votaram a favor, conforme o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. A disputa pelo Essequibo, uma área rica em recursos energéticos e que representa dois terços do território guianense, tem se intensificado com as recentes descobertas de petróleo.