Notícias

Valdemar reafirma oposição do PL à indicação de Dino ao STF


Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), anunciou a posição contrária do partido à nomeação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). O PL, detentor da segunda maior bancada no Senado com 12 parlamentares, já orientou seus membros a votarem contra a aprovação de Dino.

“O Partido Liberal é contra a aprovação, pelo Senado, do Flávio Dino para o STF. Ponto Final!”, declarou Costa Neto em sua postagem no X. A decisão do PL poderá influenciar o processo de confirmação de Dino, visto que a legenda possui uma presença considerável na Casa.

A sabatina de Dino na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi agendada pelo presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para o dia 13 de dezembro. Com quatro integrantes do PL na CCJ e potencial apoio de parlamentares dos Progressistas e dos Republicanos, a oposição conta com 9 senadores no colegiado, o que representa um terço dos membros.

Após a sabatina na CCJ, a indicação de Dino deverá ser submetida a uma votação no plenário do Senado. Para sua aprovação, serão necessários 41 votos favoráveis de um total de 81 senadores. Apesar da oposição declarada pelo PL, o Palácio do Planalto estima que a base aliada conseguirá os votos necessários para confirmar Flávio Dino como o novo ministro do STF. A situação expõe a complexidade do cenário político no Senado e a divisão de forças em torno da escolha dos membros do STF.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo